December 4, 2017

September 9, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Aplicativos para aprender inglês mais rápido.

April 20, 2018

Hello my friend, tudo bem com você? Hoje vou falar sobre aplicativos e jeitos de aprender inglês na palma da mão. Pera Vitor você tá falando para eu dar a mão para uma cigana ler? Em inglês? Hehe... não! Estou falando desse bichinho virtual chamado celular. 

 

Primeira coisa que eu quero falar para você, coloque ele em inglês. Pronto? Perceba que agora quando você receber uma ligação vai aparecer “calling”, no WhatsApp vai aparecer “typing” em vez de digitando, até o Facebook vai te perguntar “how are you feeling today” em vez de perguntar “como você está se sentindo”.

 

Outra ideia é para você que gosta de aprender ouvindo. Imagine que você possa abrir os seus arquivos em pdf e em vez de ler, um aplicativo pudesse ler ele em voz alta, mesmo com a voz automática do google você pode ouvir esse documento, ao mesmo passo que ele fosse ficando grifado de marca-texto, como se fosse um karaokê de textos. Os arquivos você pode conseguir “imprimindo” em pdf páginas da internet como o Wikipedia por exemplo. Procurando livros em PDF mesmo. Um lugar legal para conseguir isso é pelo projeto Gutemberg (nesse link) Para isso tem um aplicativo chamado @voice para Android e Vbookz para iOS. O primeiro é grátis, agora para Iphone você vai ter que pagar a língua inglesa (4.99USD última vez que eu vi).

 

Se você gosta de música, assim como Karaokê é um chamado Lyricstraining. Qual ele toca a música do youtube e seleciona algumas palavras para você escolher dentre quatro opções ou você preencher a palavra letra por letra. Existe até um ranking para isso. Se você não for competitivo, você pode procurar as músicas no youtube e ver se alguém fez uma versão “karaokê” procurando por essa mesma palavra ou colocando a palavra “lyrics” (letra da música) com a música que você procura.

 

Por falar em YouTube existem vários vídeos legais aprender, uma série de vídeos que eu gosto bastante é do canal TED (LINK) você pode assistir eles com legendas apertando (C.C.Closed Captions) no Youtube, se você achar um bem legal, você pode salvar as legendas fazendo download do SRT e convertendo esse arquivo para TXT.

 

Duolingo, a corujinha verde que ajuda a aprender. Seguinte, lá a gente aprende muitas palavras novas, só que muita gente acaba esquecendo. Eu, como  professor, sou capaz de criar salas de aulas para meus alunos. A partir daí eu consigo acompanhar o desenvolvimento dos meus alunos. Saber qual unidade ele está  e a partir daí  selecionar conhecimentos que sei que lhe serão  úteis também. Eu desenvolvi um jeito legal de complementar a brincadeira. A partir do que foi estudado falo para os alunos fazerem um mapa mental de palavras e desenhos. Esse jeito o aluno acaba revisando e reforçando o que foi estudado. A parte de conversação que eu sinto falta nesse aplicativo eu supro nos eventos presenciais que, como embaixador dele, posso realizar.

 

Quizlet me ajuda a criar listas de palavras. Essas listas alinhadas com o que é ensinado faz os exercícios de flashcards ficarem bem simples além de poder contar com materiais de outros professores com habilidades artísticas melhores que as minhas.

 

Outro lugar que uso para buscar inspiração para criar aulas e conteúdos é o Pinterest. Comunidades de professores usam aulas criam e compartilham o que produzem. Uso várias comunidades de Facebook e outras de  professores para me ajudar a gerar e gerir conteúdo. No fundo todo mundo quer se ajudar.

 

Para avaliar o conhecimento dos meus alunos uso o Kahoot posso criar questionários de até 4 alternativas e saber se meus alunos estão absorvendo o que está sendo ensinado.

Em meados de setembro de 2017 fui agraciado com o pacote educacional do Google. Fui o primeiro caso de escola de inglês de uma pessoa só a conseguir. Até então  eu era one-man-band, se é que você me entende. Além de ter espaço de nuvem ilimitado e o pacote GSuite que são ferramentas de texto, planilhas e apresentação colaborativas. Eu também  faço parte de um segmento de muitas informações muito interessante dos Estados Unidos qual consegui muito material que faz as aulas muito mais incríveis.

 

Se ficou alguma dúvida, entre em contato. Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos. 

Please reload

Siga