December 4, 2017

September 9, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Erros mais comuns na hora de aprender inglês.

February 27, 2018

Hello my friend, tudo bem com você? Hoje vou falar sobre os erros mais comuns na hora de aprender inglês. Como professor de inglês por mais de dez anos eu tenho notado algumas coisas que atrapalham (e bastante) na hora de aprender inglês.

 

Primeiro tem aquelas pessoas que acham que sabem de tudo. E ficam achando que podem falar o que querem e como querem. Sem querer ofender o Joel Santana. Mas essas pessoas falam como ele. Aquele meme de “você está de sacanation with me?” Claro que concordo que você tem que se expressar, mas toma cuidado para não fazer isso de um jeito de vida. Tem muito professor de inglês e mesmo pessoas do exterior que ficam assustadas quando ouvem Brasileiros em especial tentarem falar de qualquer jeito, as vezes até sendo desrespeitosos.

 

 

Joel Santana (Fonte: https://twitter.com/joel_n_santana)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Controle a sua ansiedade, tenha calma, você não aprendeu a sua língua nativa de uma hora para outra, inglês também demora um pouquinho. Não são 30 dias mas também não são 2 anos. Tenha o seu passo de aprendizado bem consciente. Você sabe melhor do que ninguém como você aprende! Tem gente que é visual, gente que é auditiva, gente que aprende fazendo, ou até mesmo escrevendo, melhor que isso eu aprendi que nossa memória é visual. A gente aprende com desenhos, rabiscos, etc. (se você não consegue saber como você aprende, pergunte para alguém de fora do seu círculo de amizades e conhecidos, geralmente um psicólogo pode te ajudar muito com isso), além de saber como você aprende melhor, eu recomendo uma coisa, saber quando você aprende melhor.

 

O ambiente também influencia, qual o jeito de sentar, ler, escrever faz com que você tenha melhor capacidade de aprender? Segure o seu estresse, ele é prejudicial para a sua vida independente de você estudar inglês ou não.

 

Não ter um plano de estudos, olha o teacher falando de novo, se você não sabe o que precisa aprender não vá a esmo, tenha em mente qual o seu objetivo em falar inglês, quais palavras técnicas você precisa saber, onde você vai usar, quais as variações das mesmas.

 

Falar alto com os outros não vai fazer você parecer mais fluente, nem usando as mãos. Existem inglês não verbal veja o exemplo do Meme True story mas nem tudo o que você faz no Brasil é bacana no exterior nem as coisas do exterior são normais e aqui você pode se ofender.

 

 

Meme True story Fonte: Google imagens

 

Dizer que é chato. Vou te contar um segredo que falo só para os meus amigos. Chato é você que não juntou inglês com algo que você gosta. #ficaadica, junta inglês com algo que você gosta. A maior parte das coisas que ensino em inglês são sobre o lado de fora da sala de aula. Coisas do dia-a-dia então, a maioria das coisas que você vive faz com que você aprenda melhor. Você precisa praticar um pouquinho, falar em voz alta. Na minha cabeça eu acho que toco música como um maestro. Mas a verdade é que eu não sei tocar nem parabéns para você (ainda! Estou estudando para mudar isso!). Algo que eu estou colocando em prática é usar todos os sentidos para ensinar, usando técnicas de “atenção plena”.

 

Aprender um idioma precisa de constância e comprometimento. Se você está estudando sozinho ou com professor tente se concentrar naquele momento. Tem uma coisa que eu acho muito legal é falar sobre “atenção plena” (mindfulness), meio que colocando práticas de auto-hipnose pense em como será legal ser fluente. O que você faria, com quem falaria e qual é o próximo passo? Sim. Vou ter que ser sincero com você, você sempre vai precisar estar estudando ou praticando. Outros idiomas são como fórmulas de matemática. Você lembra a fórmula de Bhaskara de cabeça? A menos que você use isso diariamente você acabará esquecendo. Inglês também tem disso. Você precisa praticar para não esquecer, e sempre aprender alguma coisa nova faz com que a sua vontade se mantenha mais forte.

Tem muita gente que desanima porque acha que nunca vai aprender, aquela verdadeira “broxada”. Conhece aquela imagem da pessoa a beira de encontrar diamantes e desiste bem perto? Então é bem assim. Você sempre vai estar um passo mais perto, por menos que você ache que possa achar que esteja evoluindo.

 

Tem gente que parte para gramática logo de cara, calma lá my friend. Seguinte você aprendeu a falar primeiro depois vou descobrir que existia o pretérito mais que perfeito. Então calma, não vá se afundar em livros e mais livros às vezes técnicos ou mesmo avançados demais para você. Para aprender com consistência envolve coisas que só depende de você:

 

Tempo, dinheiro, dedicação e atenção.

 

Um professor é sempre bom para poder estar do seu lado para te apoiar, motivar e direcionar para os melhores maneiras de obter maiores aprendizados. Nesses anos como professor percebi que a maioria das vezes os alunos até sabem alguma coisa mas têm medo de falar em público, mais desafiador ainda tem medo de falar em outro idioma, com medo de errar. Estou aqui particularmente afim de ajudar você. Quem me conhece, sabe que eu tenho um vício. Sou viciado em aprender. Então se você tem algo para ensinar, nem que seja algo que você ache banal me ensine. A única coisa que eu vou exigir é o que depende de você em inglês. Vamos juntos.

 

Traduzir texto por texto. Vou te contar uma coisa, quando eu era criança eu aprendi a desenhar círculos primeiro, dai você acha que eu falava bo bo bo para bola, não eu aprendi a falar bolacha… gordinho como sempre fui desenhava primeiro as coisas que eu gostava, isso se chama técnica de doodle. Desenhe o que você aprendeu e se você não sabe uma palavra nova. Procura por imagens. Você vai ver que a sua memória fica bem mais intensa.

 

Dúvidas? Chame! Comente! Conhece alguém que precisa? Compartilhe!  Hey Ho, let’s go!

 

Please reload

Siga