December 4, 2017

September 9, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Como aplicar projetos de pensamentos, projetos centrados em humanos, experiência de usuário ou qualquer processo criativo a partir de rascunho.

October 28, 2016

Hello my friends, o que eu falei ali em cima não teve muito nexo né? Sabe por que? São expressões de inglês que a gente ainda não tem equivalente em português. O texto abaixo é baseado no texto com título: How to apply a design thinking, HCD, UX or any creative process from scratch de Dan Nessler (disponível em: https://medium.com/digital-experience-design/how-to-apply-a-design-thinking-hcd-ux-or-any-creative-process-from-scratch-b8786efbf812#.ts40nnlsy).

 

Esse texto foi utilizado em nossas aulas para provocar um desenvolvedor de plataformas. Ele aprendeu uma forma nova de desenvolver as soluções e ainda ganhou conhecimentos em inglês. Se você gostar compartilhe com seus amigos, convide eles para nos acompanhar no Facebook e ficar sabendo de nossas novidades.

 

Dan cita que muitas empresas têm dificuldades em estruturar o entendimento das pessoas, então propõe o uso sistemático de algumas ferramentas. A primeira dela é usar processos que já servem para você, que já te atendam e misturar com o Diamante Duplo.

 

 

O diamante duplo começa pelo problema, pensa-se em ideias para resolve-lo, define-se uma área para resolve-lo, define-se o problema e faz-se um relato do problema, desenvolve-se soluções potenciais, entrega-se soluções que funcionam por fim encontra-se a(s) solução(ões).

 

Em seguida mistura-se com as ideias de ponto de partida e suas necessidades básicas. Saindo do ponto inicial onde “não se sabe” ou “poderia ser” para “sabe-se” e “deve ser”.

O Diamante Duplo atinge desafios em 4 fazes.

  1. Descoberta/Pesquisa

  2. Definição/Síntese

  3. Desenvolvimento/Ideação

  4. Entrega/Implementação

O Diamante Duplo também se baseia divide em dois, onde de um lado se faz as perguntas certas e do outro lado as respostas para as perguntas certas.

 

Vamos olhar para o primeiro Diamante. Nele divide-se a Descoberta em áreas de interesse, listas de locais, perfis, experiências correlatas e exploradas.

 

Antes de começar Pesquisa, ponha o que descobriu em tópicos, use métodos de campo e depois de mesa.

 

Na Definição/Síntese junte os dados brutos, junte o que aprendeu em assuntos, procure verdades dos clientes como motivadores, desejos ou frustrações e crie áreas de oportunidade, crie perguntas como “a quem devemos...”o que ajuda a resolver uma área ou ação.

 

No segundo Diamante, separe em Ideação, fazendo uma tempestade de ideias. Parta para avaliação, escolhendo as melhores ideias por votação dos membros do time. Como resultado pode-se partir para prototipagem e testes para encontrar a melhor resposta para o problema apresentado.

 

Na fase de Entrega/Implementação, separe em Construção/Prototipagem, Teste/Análise, Repita, focando em Produtos de Menor Valor Viável, a partir daí pode-se entregar uma resposta para o problema apresentado no primeiro Diamante.

 

Esse processo é repetível.

 

 

 

Please reload

Siga